Bem-vindo ao nosso site

A ACADEMIA DE LETRAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ, a gloriosa  ALMECE, dá as boas-vindas, aos leitores do site www.almece.com.br (Sucessor do www.almece.webnode.com.br) que está sendo reformulado, em consonância com o advento de um novo tempo. A entidade literária que congrega os legítimos representantes dos municípios alencarinos, os menestréis de alma cabocla, coloca-se à disposição dos cearenses que queiram ingressar em seu quadro social, difundir os princípios filosóficos que a norteiam e infundir na alma dos jovens o gosto pela leitura, literatura, artes e cultura de modo geral. Serão todos recebidos, como diria a escritora Rejane Costa Barros, no “alpendre da benquerença”, onde possam ouvir o rumorejar da fonte, ou sentir o farfalhar dos ventos que transformam carnaubeiras em bailarinas no majestoso palco da várzea ressequida.

A Arcádia tem como objetivo congregar os profissionais liberais, jornalistas, professores, poetas, escritores e afins, que desejem escrever e incentivar a cultura literária, artística e desportiva de seus municípios. Por isso, estaremos sempre de portas abertas, dispostos a fundir almas e corações, a fim de construir uma sociedade mais igualitária, tendo como pilastras inabaláveis a fé, a esperança e a certeza da construção de um mundo melhor.

Nosso compromisso com o passado é a preservação da memória daqueles que deram o suor dos seus corpos e a dedicação de suas almas para legar às gerações subsequentes uma entidade forte e coesa. Temos a mais absoluta convicção de que este era o vislumbrar de Cândida Maria Santiago Galeno, NENZINHA GALENO, ao assumir a Presidência da ACADEMIA DE LETRAS MUNICIPAIS DO BRASIL (Secção do Ceará), embrião da ALMECE, conforme está registrado em ata do dia 18 de julho de 1985. 

Também não se pode olvidar os demais que seguiram os passos de Nenzinha Galeno, tradição da intelectualidade cearense. Em respeito a essa memória, citamos: Joaryvar Macedo, 1º Vice-Presidente; Antenor de Barros Leal, 2º Vice-Presidente; Osmírio Barreto, Secretário-Geral; Risete Cabral Fernandes, 1ª Secretária; Alayde Souza Lima, 2ª Secretária; Fernando Câncio Araújo, 1º Tesoureiro; Ribeiro Ramos, 2º Tesoureiro; e F. S. Nascimento, Diretor de Publicação. Outro nome a ser preservado de forma sempre respeitosa é o de Francisco LIMA FREITAS, timoneiro incansável e sereno que assumiu a condução do barco por mais de 20 anos.

Nosso compromisso com o presente é embasado no binômio Responsabilidade e Trabalho, pilastras sobre as quais se apoiam nossas atividades em prol de uma entidade moderna, para que, no futuro, possamos olhar para trás e verificar com saisfação e saudade que deixamos rastros de luz para iluminar os caminhos dos que vivem na penumbra murmurante da indiferença.

 

Nicodemos Napoleão

Presidente da ALMECE  

 

 

Eventos

Francisco Lima Freitas recebe título honorífico

Francisco Lima Freitas recebe título honorífico
  O Presidente da ALMECE, Francisco Lima Freitas, recebe título de Sócio Honorário da Casa de Cultura Juvenal Galeno, entregue pelo neto do Poeta, Dr. Antônio Galeno. Vários almeceanos prestigiaram o...
>>
<< 1 | 2 | 3

Pesquisar no site

© 2010 ALMECE - Todos os direitos reservados.